sexta-feira, 13 de março de 2015

Vereador irá propor chuveiro econômico para programa “Minha Casa, Minha Vida”

Deixe um comentário

“Agir de forma ecologicamente correta significa pensar e ter ações em favor do meio ambiente”, isso é o que defende o vereador Mário de Pinho, que desde o ano passado faz parte de um grupo de enfrentamento à crise hídrica do município.

Para o vereador, atitudes simples podem fazer uma grande diferença em prol do planeta e é pensando nesta temática que Mário de Pinho tem pesquisado a existência de produtos ecologicamente corretos disponíveis no mercado.

Na tarde de quarta-feira, 11 de março, o vereador esteve em uma fábrica localizada na cidade de Santa Rita do Sapucaí, onde são desenvolvidos diversos itens com a intenção ecologicamente correta, entre eles, um aparelho que quando anexado ao chuveiro permite uma economia diária de mais de 44% de água tratada e mais de 41% de energia elétrica.
A iniciativa de criar o produto também foi motivada pela preocupação com o meio ambiente e com as práticas sustentáveis. “O economizador aumenta a vida útil do chuveiro e da resistência elétrica. Dessa forma, menos chuveiros serão descartados na natureza e menos pessoas terão que comprar novos aparelhos”, garante o inventor, destacando que a instalação é simples, bastando seguir o manual.
A ideia do vereador é que através de convênio, seguido de projeto de lei, o produto possa ser oferecido para o programa “Minha casa, Minha Vida”, sem custos para o município.

O projeto pode se tornar possível tendo em vista a obrigação feita pela Aneel de que as concessionárias invistam em programas de eficiência energética. Conforme dispõe a Lei 9.991, de 24 de julho de 2000, as Empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo da Receita Operacional Líquida em Programas de Eficiência Energética – PEE, segundo regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.


0 comentários:

Postar um comentário